ASSESSORIA E CONSULTORIA EM ENGENHARIA E GESTÃO DE SISTEMAS, INFORMÁTICA E TREINAMENTO
Apresentamos as ações profissionais que caracterizam o nosso trabalho nesta Área de Atuação, e nela, definem os Produtos/Serviços propostos a ela associados. DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DO PROCESSO GERENCIAL E DO CONTEXTO ORGANIZACIONAL A FRCACONSULT empreende atividades de pesquisa e estudo de diagnóstico de situações reais de gestão corporativa a ela propostas, e identificam-se os casos relacionados às áreas de Tecnologia da Informação, Economia e Finanças, Administração, Funções Comerciais, Funções de Produção e de Abastecimento, Tecnológica, etc., fidedignos às situações reais das Organizações. - Nestas atividades realizamos o levantamento, a análise, o desenvolvimento e a implementação de métodos administrativos, abrangendo: Técnicas de representação gráfica, Formulários, Arranjo Físico; Normalização de rotinas e métodos de trabalho,
-Nestas atividades procedemos o trabalho de consolidação com: A elaboração de Normas e manuais administrativos práticos; O exercício de controle e avaliação; e A aplicação da mudança organizacional de forma planejada com o Desenvolvimento Organizacional DO.
- Nestas atividades formamos conhecimento da Organização quanto a: sua necessidade social; sua natureza, como organização social e/ou sistema aberto; seus objetivos de Empresa; seus recursos de Empresa; suas funções organizacionais; níveis hierárquicos da Empresa; Estrutura organizacional; Departamentalização; Atribuições das unidades organizacionais; Delegação, descentralização e centralização; Habilidades, papéis e funções dos Administradores; Ética e responsabilidade social da Organização. § São propostos os Produtos/Serviços identificados e caracterizados abaixo:
1- Diagnóstico de situações complexas no ambiente interno da organização, abrangendo a definição das áreas funcionais básicas de fim e meio, e suas respectivas decomposições funcionais.
2- Diagnóstico das Áreas Funcionais da organização: Financeiro e Econômico, Comercial, Administrativo, Tecnológico, de Produção, de Marketing e Vendas, de Recursos Humanos e de Equipe, Contábil-Fiscal, nas respectivas áreas funcionais da Empresa.
3- Diagnóstico do processo organizacional, setoriais, inter -setoriais e integrado, conforme as abordagens usuais nas organizações, citando: A Clássica, a Burocrática, a Humanística, o Estruturalismo, o Comportamento Organizacional, a Sistêmica, a Pesquisa Operacional, a Contingencial, a Neoclássica, o Desenvolvimento Organizacional, a Qualidade Total, a Reengenharia, a Readministração, o Benchmarking, a Organização de Aprendizagem, e a Organização do Conhecimento.
4- Diagnóstico do processo gerencial da Organização, abrangendo: o Processo de Tomada de Decisão e Resolução de Problemas Organizacionais; o Planejamento; a Organização; a Direção e o Monitoramento e Controle.
5- O Prognóstico de situações complexas no ambiente interno da Organização, para promoção e atualização da Organização.
6- Aplicação de Métodos Administrativos no aprimoramento do Processo Gerencial e do Contexto Organizacional da Organização. DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DO AMBIENTE EXTERNO DAS ORGANIZAÇÕES § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Diagnóstico de situações complexas nos ambientes externo da Organização, abrangendo: A obtenção e definição de problemas no ambiente empresarial, nos negócios corporativos, na cultura organizacional, nas inovações tecnológicas, e em suas respectivas mudanças. 2) Soluções de Problemas Empresariais, abrangendo: a) Construção e uso de modelos de negócios e simulação computacional com o uso de planilhas eletrônicas; b) Modelos comportamentais de tomada de decisão; c) Prognósticos de negócios; d) Cenários sócio- econômicos e tecnológicos; e) Técnicas de análise de decisão, avaliação monetária de resultados e valor da informação; f) Avaliação de efeitos em situações competitivas; g) Técnicas de análise de decisões complexas; h) Técnicas de alocação de recursos; i) Cenários ambientais e de sustentabilidade; Projeções e avaliações tecnológicas. ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS § Os nossos Produtos/Serviços, são: Desenvolvimento e Implementação de Estratégias Empresariais, para as nossas Organizações Clientes. SISTEMAS GERENCIAIS, INFORMAÇÃO E COMUNICÃO § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Modelagem de Processos de Negócios para o desenvolvimento de sistemas gerenciais.
2) Identificação e Caracterização dos Sistemas e Procedimentos Gerenciais, com o emprego de Técnicas de TI e de Métodos Administrativos.
3) Integração dos respectivos Sistemas de Informação com os Sistemas Gerenciais: Desenho e Implantação.
4) Integração dos Sistemas de Comunicação Empresarial com os Sistemas Gerenciais: Desenho e Implantação, com o emprego de Tecnologias Microsoft SharePoint Server e Microsoft Exchange Server.
5) Identificação e Caracterização dos Sistemas e Subsistemas para aplicação da TI: Identificação e dimensionamento do Hardware e Software aplicáveis; Busca dos recursos viáveis; Caracterização dos recursos de TI adequados e disponíveis; uso de recursos básicos, como, Microsoft Office, Microsoft Office 365 de solução em nuvem ( Cloud Solution ), Microsoft SQL Server e Software de uso específico da Frcaconsult Store.
6) Programa de Integração do Pessoal e Usuários dos sistemas gerenciais com a TI.
7) Análise e Avaliação dos Procedimentos Legais relacionados à implantação dos SG e SI com a TI. DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DO PROCESSO GERENCIAL DA ORGANIZAÇÃO CONFORME SUA IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO JUNTO ÀS ABORDAGENS DE ADMINISTRAÇÃO A FRCACONSULT, a partir de referências (modelos) conceituais e científicas, desenvolve e usa métodos e técnicas para identificar, caracterizar e classificar a Organização em foco de estudo, conforme o reconhecimento de padrões de Organizações existentes nas Referências Conceituais e Científicas. Classificamos as abordagens conforme os padrões abaixo definidos: a) Abordagens Tradicionais: A Clássica da Administração, das Relações Humanas, a Burocrática, Estruturalismo, Comportamentalista, Pesquisa Operacional Tradicional. b) Metodologia Sistêmica: Gestão por Sistemas , Abordagem Sociotécnica, Administração Cibernética, Administração Estratégica, a Contingencial, a Neoclássica, o Desenvolvimento Organizacional, Metodologia de sistemas “soft”, Metodologia de sistemas “hard”, Metodologia da Pesquisa Operacional na Gestão Corporativa, Metodologia de sistemas “Crítica”, a Qualidade Total, O Modelo Japonês de Administração, o Processo de melhoramento contínuo da qualidade, a Reengenharia de processos, o Benchmarking, Meio Ambiente e Sustentabilidade. c) Abordagens Emergentes: Configurações comparativas de Organizações: Organização empresarial, Organização máquina, Organização profissional, Organização diversificada, Organização inovadora, Organização missionária, e Organização política. Comparação orgânica de Organizações: Máquina, Organismo vivo, Cérebro, Cultura, Sistema político, Prisão psíquica, Sistema em fluxo e transformação, Instrumento de dominação. Aprendizagem organizacional. Gestão do conhecimento, Administração Participativa, a Realidade virtual na administração. Obs: Os padrões de Organizações acima declarados, podem ser melhor esclarecidos nos enviando tal solicitação. § Nós propomos os Produtos/Serviços:
1) Diagnóstico, setoriais, intersetoriais e integrado, da Organização Cliente, foco de estudo, para o Aprimoramento do Processo Gerencial da Organização, através da análise comparativa direcionada com os respectivos padrões acima estabelecidos.
2) Prognóstico da Organização com as modificações necessárias para o aprimoramento do Processo Gerencial da Organização.
3) Projeto dos Sistemas, Procedimentos, Sistemas de informação, Métodos de trabalho, Manuais Administrativos, Instrumentos gerenciais, para a Mudança do Processo Gerencial da Organização.
4) Implementação da Mudança do Processo Gerencial da Organização. MODELOS DE GESTÃO A FRCACONSULT define, desenvolve e usa Modelos de Gestão, para a constituição, aprimoramento e/ou mudança do Processo Gerencial da Organização Cliente, para integrar as Funções Gerenciais e as Áreas Funcionais, definidas e caracterizadas no Processo. Nós achamos que, no projeto e a implementação de tais modelos na Organização Cliente, os modelos poderão ser tratados como único e exclusivo ou como modelos complementares, dependendo da situação organizacional e gerencial da Organização Cliente diagnosticada e prognosticada. § Os nossos Produtos/Serviços são o desenvolvimento e a implantação do Modelo de:
1) Gestão por Sistemas – Constituída pelo uso da Tecnologia de Sistemas e da TI, na gestão da organização.
2) Administração Cibernética - Aplicação da Cibernética, da Metodologia de Sistemas e da Pesquisa Operacional, na gestão da organização.
3) Gestão Corporativa pela Pesquisa Operacional – Aplicação sistêmica e humana da Pesquisa Operacional, na gestão da organização.
4) Gestão Estratégica - Considera importante o conceito de estratégia, que é a seleção dos meios, de qualquer natureza, que se empregam para realizar os objetivos, ou, a estratégia define a relação que a organização pretende ter com seu ambiente, no uso da gestão da organização. Usa a Metodologia de Sistemas para o desenvolvimento do Planejamento (Estratégico, Tático e Operacional) e os respectivos controles internos, na gestão.
5) Gestão Sociotécnica – Considera importante a integração do caráter social e técnico na gestão, com o uso da Metodologia de Sistemas.
6) Gestão Funcional Clássica e Burocrática.
7) Gestão Comportamental.
8) Administração por Objetivos.
9) Gestão pelo Processo de Melhoramento Contínuo da Qualidade e Produtividade, abrangendo: A Gestão da Qualidade Total, o Modelo de Gestão Japonês, o Modelo de Qualidade Europeu, a ISO 9000, etc.
10) Reengenharia de Processo.
11) Dinâmica Organizacional.
12) Administração de Aprendizagem.
13) Gestão pelo Benchmarking.
14) Administração participativa.
15) Gestão comparada por tipos de organização, abrangendo: A Empresarial, a Tipo máquina, a Profissional, a Diversificada, a Inovadora, a Missionária, a Política.
16) Administração por Restrição. FUNÇÕES GERENCIAIS - Para a implementação do Processo Gerencial das Organizações, são definidas e desenvolvidas, nele, as funções gerenciais de Tomada de Decisão, Planejamento, Organização, Direção, e Monitoramento e Controle, e empregados os métodos de solução de problemas e os respectivos métodos e tecnologias de gestão acima caracterizados. TOMADA DE DECISÃO A FRCACONSULT empreende atividades de pesquisa e estudo do processo de Tomada de Decisões Gerenciais, com métodos e técnicas de resolução de problemas e prognóstico relativos a situações reais de gestão corporativa a ela propostas, para a melhoria do processo de decisão da organização. Identificam-se os casos relacionados às áreas de Tecnologia da Informação, Economia e Finanças, Administração, Funções Comerciais, Funções de Produção e de Abastecimento, Tecnológica, etc., fidedignos às situações reais das Organizações. § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Processo de Resolução de Problemas Gerenciais; abrangendo: a) Estudos naturais do processo de resolução de problemas e tomada de decisão para as aplicações práticas nas Organizações; b) Integração das funções da gestão da Organização; c) Desenvolvimento e aplicação de técnicas para aprimoramento do Processo de Tomada de Decisão, tais como: Construção e uso de modelos e simulação computacional com o uso de planilhas eletrônicas; Modelos comportamentais de tomada de decisão; Prognósticos de negócios; Cenários sócio- econômicos e tecnológicos; Técnicas de análise de decisão, avaliação monetária de resultados e valor da informação; Avaliação de efeitos em situações competitivas; Técnicas de análise de decisões complexas; Técnicas de alocação de recursos.
2) Diagnóstico e Prognóstico Empresariais, para o Processo de Tomada de Decisão.
3) Formulação de Políticas e Estratégias, no Processo de Tomada de Decisão.
4) Avaliação do Processo de Tomada de Decisão na Execução da Ação Organizacional. PLANEJAMENTO § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Desenvolvimento e Implantação de Processo de Planejamento da Organização Cliente, abrangendo o Planejamento Estratégico, o Tático e o Operacional.
2) Desenvolvimento e Implantação de Processo Alternativo de Planejamento Corporativo para a Organização Cliente, abrangendo; a) Os Planejamentos Fins, com o Desenho Idealizado, o Desenho Sistema Gerencial, o Desenho Organizacional; b) Os Planejamentos Meios, com Formulação de Alternativas, Avaliação de Alternativas; c) O Planejamento de Recursos. MONITORAMENTO E CONTROLE § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Desenvolvimento e Implantação de Sistema de Controle da Organização Cliente, abrangendo o Controle Estratégico, o Tático e o Operacional.
2) Desenvolvimento e Implantação de Sistema de Controle Corporativo, associado ao Processo Alternativo de Planejamento Corporativo, para a Organização Cliente.
3) Elaboração de Orçamento Empresarial.
4) Desenvolvimento e Implantação da Gestão de Controladoria para Micro, Pequena e Média Empresas. ORGANIZAÇÃO § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Metodologia de desenvolvimento e de implantação das Funções Organizacionais, para a constituição, aprimoramento e/ou mudança do Processo Gerencial da Organização Cliente, conforme os Modelos de Gestão estabelecidos.
2) Elaboração dos Desenho Organizacional, Desenhos Setoriais, Desenhos de Cargos e Tarefas, para serem implantados na Organização Cliente. DIREÇÃO § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Metodologia de desenvolvimento e de implantação das Funções de Direção, para a constituição, aprimoramento e/ou mudança do Processo Gerencial da Organização Cliente, conforme os Modelos de Gestão estabelecidos.
2) Identificação, Análise, Avaliação das Funções de Direção, respectivamente, nos níveis de Direção, e/ou Gerência, e/ou Supervisão, da Organização.
3) Aprimoramento, e/ou Inovação, e/ou Mudança, nas Funções de Direção, respectivamente, nos níveis de Direção, e/ou Gerência, e/ou Supervisão, a serem apreciadas e/ou implantadas na Organização Cliente. ÁREAS FUNCIONAIS DA ORGANIZAÇÃO Para a implementação do Processo Gerencial das Organizações, com as funções gerenciais, são definidas e caracterizadas as áreas funcionais de gestão. Considera-se Sistema de Gestão a constituição sistêmica das funções gerenciais e das áreas funcionais de gestão. As áreas funcionais são definidas conforme a estrutura da Organização Cliente. Entretanto, consideram-se, a priori, as seguintes áreas: Gerência de Riscos; Gerência Econômica; Gerência Financeira; Gerência Contábil e de Custos; Gerência de Marketing e Vendas; Gerência de Suprimentos; Gerência da Produção e de Serviços; Gestão da Qualidade; Gestão da Produtividade; Gerência de Recursos Humanos; Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST); Gestão da Aprendizagem. GERÊNCIA DE RISCOS Visamos o aumento da qualidade da gestão através de desenvolvimento e aplicação de técnicas para aprimoramento do Processo de Tomada de Decisão de análise e avaliação de riscos; e considerar as incertezas nas intervenções gerenciais com investimentos; e tratar eficaz e harmoniosamente a relação dos riscos com os resultados operacionais, econômicos e financeiros; e avaliar as repercussões sociais, atuando adequadamente nas situações reais com a presença de riscos aparentes. § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Identificação de Problemas de Riscos e Estratégias Gerenciais de Risco.
2) Portfolios de Projetos Empresariais (Projetos de produtos/serviços e de processos), abrangendo: a) Empreendimento de portfolios de projetos, que são suas iniciativas para as Empresas adaptarem às mudanças conjunturais, criarem seu futuro e tornarem mais competitivas, lançando novos produtos e inventando novos processos para o aumento de receita, melhoria de produtividade e redução de tempo e custos; b) Nos Portfolios são identificados e avaliados os riscos empresariais envolvidos nos projetos alternativos de investimentos e providenciados sua redução e seu controle.
3) O desenvolvimento e a implementação de programas de prevenção e controle de perdas e segurança de sistemas, abrangendo: a identificação, a análise e a avaliação dos riscos, danos e perdas empresariais relacionados aos acidentes e seus custos, e falhas nas operações e seus efeitos, para a prevenção de riscos (eliminação e redução).
4) Programa de financiamento de riscos, com o apoio adequado de seguros.
5) Análise e Avaliação de Riscos e Perdas na Segurança e Saúde do Trabalho-SST e Implantação de Normas de Segurança do Trabalho (NR, OIT, OHSAS, etc.).
6) Análise de riscos em Projetos de investimento e financiamento, abrangendo a elaboração e avaliação de Planos para o Controle de Riscos.
7) Avaliação de Rendimentos e de Riscos Financeiros, na Aquisição de Ativos Financeiros, no Mercado Financeiro.
8) Gerenciamento de Planos de Seguros.9) Implantação de práticas de Governança Corporativa, abrangendo: Implantação de políticas de compliance e controles internos, Controle e monitoramento de riscos ( SOX, BACEN, SUSEP, BOVESPA ), Gerenciamento de projetos, Procedimentos operacionais. GERÊNCIA ECONÔMICA Visamos aumentar a qualidade da gestão, através de ferramentas de suporte à decisão econômica; e aumentar a rentabilidade; e propiciar a Organização melhores condições de competitividade e imagem de mercado. § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Emprego de ferramentas de suporte à decisão econômica, para melhoria da qualidade de gestão.
2) Gestão de produtos e serviços, abrangendo: Análise Econômica de Produtos/Serviços da Organização Cliente, Análise de custos, Otimização econômica; Apreciação da relação custo/preço/volume; Análise de decisões econômicas em condições de incerteza.
3) Gestão da demanda econômica, abrangendo: Análise Econômica da Demanda e do Mercado Competitivo, Projeção de demanda de bens e serviços; gestão do “pricing”; gestão de mercado competitivo.
4) Gestão da capacidade econômica, abrangendo: Análise Econômica e Financeira da capacidade econômica da Organização, Determinação de necessidades de recursos financeiros e identificação de fontes de recursos, Uso de técnicas para decisões em situações empresariais complexas. GERÊNCIA FINANCEIRA Visamos aumentar a qualidade da gestão, através de ferramentas de suporte à decisão financeira; e aumentar a liquidez, equilíbrio, estabilidade financeiras e o desempenho econômico - financeiro; e propiciar a Organização melhores condições de relacionamento com o Mercado Financeiro. § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Emprego de ferramentas de suporte à decisão financeira, para melhoria da qualidade de gestão, abrangendo: a) Análise e Avaliação Financeiras; b) Modelagem e Simulação de Cenários Financeiros das Organizações.
2) Elaboração do Planejamento Econômico-Financeiro da Organização.
3) Aperfeiçoamento do processo financeiro e administrativo: Abrangendo: a) Redução de custos; Medida de indicadores de desempenho para o controle; Compatibilidade da estrutura funcional com os processos implantados; Alinhamento dos processos com a estratégia da empresa; Elaboração de Sistema de Relatórios Corporativos; Desenvolvimento dos serviços de auditoria de processos.
4) Tratamento das finanças corporativas das Organizações: Abrangendo: a) Alavancagem e estrutura de capital; b) Desenvolvimento de políticas corporativas; c) Arrendamento mercantil; d) Análise e avaliação de Empresas; e) Reestruturação de Empresas; f) Equacionamento estratégico de Empresas; g) Fusões e Incorporações; h) Vendas de participações, associações e parcerias.
5) Desenvolvimento de Estratégias e Oportunidades Tributárias.
6) Elaboração de Estudos e Cálculos Atuariais. GERÊNCIA CONTÁBIL E DE CUSTOS Visamos aumentar a qualidade da gestão, através de ferramentas de suporte à decisão contábil e de custos; e fornecer as informações naturalmente indicadas ao Processo de Tomada de Decisão, Planejamento e Controladoria; e criar as devidas informações à economia e às finanças da Organização, proporcionando efetivamente condições administrativas para ações econômica e financeiras na Organização; e aumentar a rentabilidade; e propiciar à Organização melhores condições de competitividade e imagem de mercado. § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Diagnóstico e Prognóstico da Contabilidade Básica Empresarial, abrangendo: a) A Estrutura da contabilidade; b) Os Procedimentos e Sistemas Contábeis; c) As Necessidades e Usos das Informações Contábeis nos ambientes internos e externos da Organização.
2) Desenho e/ou Aperfeiçoamento do Sistema de Contabilidade Financeira com o uso da TI.
3) Desenho e/ou Aperfeiçoamento do Sistema de Contabilidade Gerencial com o uso da TI, abrangendo: a) Contabilidade para Planejamento e Controle; b) Contabilidade para Tomada de Decisão; c) Contabilidade para Investimentos; Custeio de Produtos/Serviços.
4) Desenho de Sistema de Custeio de Produto/Serviços Estimado e/ou Padrão, com o uso da TI.
5) Desenho de Sistema de Custeio Baseado em Atividades – Custeio ABC, com uso da TI. GERÊNCIA DE MARKETING E VENDAS Visamos aumentar a qualidade da gestão, através de ferramentas de suporte à decisão de marketing e vendas; e aumentar as vendas e a rentabilidade; e propiciar a Organização melhores condições de competitividade e imagem de mercado. § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Análise e avaliação do Sistema Mercadológico da Organização, abrangendo: a) Pesquisa de mercado; b) Gerenciamento de vendas (Gerenciamento e estruturação de equipe de vendas; Negociação); c) Sistema de informação de gestão mercadológica, de análise de vendas e controle de crédito.
2) Planejamento e estratégia de marketing e vendas, abrangendo: a) Elaboração de diagnóstico, prognóstico e planejamento mercadológico para os negócios empresariais; b) Estabelecimento de estratégias de comercialização/ marketing e vendas).
3) Programa de produtos/serviços, abrangendo: a) Análise do ciclo de vida de produtos; b) Estratégias de produto misto; c) Desenvolvimento de política de marca; d) Desenhos de modificação de produtos e de embalagens; e) Processos mercadológicos de produtos/serviços ( processo de inovação, inteligência competitiva); f) Posicionamento no mercado; g) Identificação do potencial de mercado; h) Estratégia e processos de regionalização; i) Segmentação de mercado; j) Aumento de vendas e rentabilidade; k) Adequação de nível de serviços.
4) Programa de comunicação e promoção, abrangendo: a) Gerenciamento por categoria de vendas; b) Processo de trade marketing; c) Modelo de entendimento do consumidor e do comprador; d) Relacionamento e atendimento ao cliente; e) Modelo de atendimento ao mercado; f) Desenho e implementação de campanhas de incentivo e de propaganda na mídia.
5) Programa de canais de marketing, abrangendo: a) Estratégia de canais e clientes; b) Desenvolvimento de canais de vendas; c) Posicionamento de canais; d) Construção de canal (Rastreamento, avaliação e seleção); e) Gerenciamento do ponto de vendas; f) Gerenciamento do relacionamento da Empresa com seus Parceiros Comerciais; g) Planejamento e formatação de Franquias.6) Controle do Marketing e das Vendas, abrangendo: a) Controle de gestão da área comercial; b) Desenvolvimento e implantação de modelos de controle de curto, médio e longo prazos em marketing e vendas. GERÊNCIA DE SUPRIMENTOS Visamos aumentar a qualidade da gestão, através de ferramentas de suporte à decisão de suprimentos, aquisição de materiais, análise e avaliação da demanda de Produtos e Serviços; e propiciar a manutenção, equilíbrio e estabilidade dos fluxos de suprimentos de materiais, produção e distribuição de produtos/serviços; e aumentar o desempenho e rentabilidade operacional; e propiciar a Organização melhores condições de competitividade e imagem de mercado. § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Análise do perfil das famílias de materiais, bens patrimoniais e serviços, abrangendo a Classificação de todas as famílias de itens de acordo com a importância para o negócio e sua dificuldade de obtenção.
2) Desenvolvimento da Estratégia de suprimentos, abrangendo: Identificação de famílias para concentração de volume e redução do número de fornecedores, decisão Verticalização versus Horizontalidade, Padronização das especificações, etc.);
3) Implementação da Estratégia de suprimentos, abrangendo: Identificação de fornecedores, Informações do mercado fornecedor, Definição de metas e ajustes, Negociação, Contratos de fornecimento, Formação de parcerias – Comakership, etc.
4) Processos, indicadores e políticas de compras, abrangendo: Procedimentos de compras, Definição dos indicadores de desempenho, Sistema de informação para aquisição de materiais e bens patrimoniais, Modelo de gestão de fornecedores - E-procurement, etc.
5) Estrutura organizacional e perfil da Equipe do Setor de Compras. 6) Planejamento de demanda, abrangendo: a) Identificação da demanda e alinhamento das áreas geradoras de demanda (Operação, Marketing e Vendas, Financeiro e Econômico, Logística, etc.); b) Entendimento da situação atual com mapeamento do processo e compreensão do negócio, análise dos erros de previsão e suas consequências; c) Desenho do novo processo de planejamento validado pela Organização, com aperfeiçoamento dos sistemas e ferramentas utilizados; d) Definição de estratégia para implementação. GERÊNCIA DA PRODUÇÃO E DE SERVIÇOS Visamos aumentar a qualidade da gestão, através de ferramentas de suporte à decisão da Produção e de Serviços; e propiciar a manutenção, equilíbrio e estabilidade dos fluxos de produção, distribuição e vendas de produtos/serviços; e promover a manutenção de níveis de estoques e utilização de capacidade técnica de produção economicamente justificável; e providenciar o uso de técnicas de otimização nas operações da produção e serviços; e aumentar o desempenho e rentabilidade da Produção e de Serviços; e propiciar a Organização melhores condições de competitividade e imagem de mercado. § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Desenvolvimento de Modelos de gestão de operação da produção e serviços e Estratégia de operação da produção e serviços, abrangendo: Objetivos estratégicos, papel e posição competitiva; estratégia e componentes básicos de gestão (Projeto, planejamento e controle, melhoria).
2) Definição dos objetivos de desempenho da Organização para a abordagem da estratégia de operação da produção e serviços, e a prioridade desses objetivos.
3) Análise da estrutura hierárquica das decisões estratégicas e sua influência na tomada de decisão da Organização.
4) Definição de conteúdo e processos da estratégia de operação da produção e serviços, e áreas de decisão estratégica de operação.
5) Implementação da estratégia de operação da produção e serviços no projeto, planejamento, controle e melhoria das operações.
6) Desenvolvimento de modelos de tomada de decisão e otimização nas operações da produção e serviços.
7) Desenvolvimento do planejamento e controle de operação, da produção e serviços, abrangendo: a) Análise e integração da demanda do fornecimento e de estoques; b) Planejamento agregado; c) Programação e controle de operações.
8) Planejamento e controle de estoques, e gerenciamento do almoxarifado e do armazém de produtos acabados, abrangendo: a) Análise de estoques; b) Modelos de estoques e estoques de segurança; c) Procedimentos de materiais.
9) Gerenciamento e manutenção do Patrimônio, abrangendo: a) Controle de Bens Patrimoniais; b) Avaliação de Bens Patrimoniais; c) Desenvolvimento de Modelos de Substituição de Equipamentos; d) Desenvolvimento de Políticas e Modelos de Manutenção de Equipamentos e Instalações.10) Desenvolvimento e Implantação de Modelos e Procedimentos de Controle na Produção e Operação, abrangendo: a) Controle Estatístico de Qualidade; b) Inspeção por Amostragem; c) Medida da Produtividade e Desempenho; d) Padronização de Operações; e) Sistemas de Informação da Produção e Serviços, de Gestão de Estoques, e de Controle de Estoques. GESTÃO DA QUALIDADE Visamos aumentar a qualidade da gestão, através de ferramentas de suporte à decisão de qualidade de produtos, serviços e processos; e propiciar o melhoramento contínuo da qualidade; e atender à satisfação do consumidor; e aumentar as vendas e a rentabilidade; e propiciar a Organização melhores condições de competitividade e imagem de mercado. § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Desenvolvimento de Modelos de Gestão do “Sistema da Qualidade Total” e Estratégias Gerenciais para a Qualidade, a serem indicados à Organização Cliente.
2) Implantação de Programas de “Controle da Qualidade Total”. GESTÃO DA PRODUTIVIDADE Visamos aumentar a qualidade da gestão, através de ferramentas de suporte à decisão da Produtividade Operacional e Administrativa; e aumentar a eficácia na obtenção de resultados, com a utilização eficiente de recursos, obtendo rentabilidade efetiva; e propiciar a Organização melhores condições de competitividade e imagem de mercado. § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Desenvolvimento de Modelos de Gestão do “Sistema de Produtividade Organizacional” e Estratégias Gerenciais para a Produtividade, a serem indicados à Organização Cliente.
2) Implantação de Programas de Produtividade Setoriais e Integrados. GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS Visamos aumentar a qualidade da gerência, através de ferramentas de suporte à decisão de recursos humanos; e alocar os recursos humanos eficientemente nas funções e atividades planejadas pela Administração; exercer a gestão do Pessoal eficiente e eficazmente; e desenvolver efetivamente as equipes de trabalho; e estabelecer a Organização condições de relacionamento saudável com o mercado de trabalho; e propiciar a Organização melhores condições de competitividade e imagem de mercado. § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Alocação de Recursos Humanos, abrangendo: a) Constituição de equipes para desenvolvimento de projetos; b) Alocação de recursos para atividades específicas.
2) Elaboração de Plano de Classificação de Cargos e Funções. 3) Elaboração de Rotinas Administrativas de RH, com o uso de sistemas informatizados. GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (SST) Visamos aumentar a qualidade da gestão, através de ferramentas de suporte à decisão de segurança e saúde do trabalho; e empreender a prevenção de acidentes e de segurança do trabalho nas Organizações; e promover eficazmente os procedimentos e normas de segurança do trabalho integrados às operações e atividades da Organização; e propiciar o melhoramento contínuo da segurança do trabalho; e propiciar a Organização melhores condições de competitividade e imagem de mercado. § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Diagnóstico e Prognóstico de Investigação de Acidentes na Segurança do Trabalho.
2) Análise e Avaliação de Custo de Acidentes na Segurança do Trabalho.
3) Desenvolvimento e Implantação de Programa de Gestão de Riscos e Perdas na SST, abrangendo: a) A identificação, a análise e a avaliação dos riscos, danos e perdas; b) A prevenção de riscos (eliminação e redução); c) Análise de viabilidade de Investimentos.
4) Desenvolvimento e Implantação de Programa de Gestão de Emergências na SST.
5) Avaliação e Implantação de Legislação de SST, Normas de Gestão e Normas Técnicas de SST, abrangendo o atendimento às Normas NR, às Normas Técnicas Brasileiras e Internacionais, às Diretrizes da OIT (Organização Internacional do Trabalho), às Normas OHSAS, etc. GESTÃO DA APRENDIZAGEM Visamos aumentar a qualidade da gestão, através de ferramentas de suporte à decisão de recursos de aprendizagem; e promover o aperfeiçoamento da aprendizagem organizacional; e favorecer o ensino e o treinamento adequados para o Pessoal e as Equipes da Organização; e exercer a gestão da aprendizagem eficiente e eficazmente; e estabelecer à Organização, condições de relacionamento saudável com o seu Pessoal e o mercado de trabalho; e propiciar a Organização melhores condições de competitividade e imagem de mercado. § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Diagnóstico, avaliação, prognóstico do processo de aprendizagem organizacional.
2) Metodologia para o aperfeiçoamento da aprendizagem organizacional, abrangendo: Modelagem de organização de aprendizagem, Métodos comportamentais e de aprendizagem em desenvolvimento humano, Método de aprendizagem pela solução de problemas e tomada de decisão, Métodos de desenho e redesenho de educação profissional, Método sistêmico “soft” em ação (aprendizagem através da prática), Método de aprendizagem experimental, Método de treinamento e reconhecimento de padrão.
3) Desenvolvimento e implementação de programa de aprendizagem e treinamento constantes dos trabalhos propostos a serem realizados que necessitam de treinamentos individual e de equipe, abrangendo: Programa de treinamento para Qualidade, Produtividade, Técnica de Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação.
4) Desenvolvimento e implementação de programas de aprendizagem e treinamento para atendimento a exigências específicas solicitadas pela Organização.
5) Desenvolvimento e aplicação de técnicas de ensino adequadas à implementação dos programas e elaboração de cursos, abrangendo: Treinamento Individual e em Grupo, de Programas Específicos, em Local próprio ou "in campany". 6) Desenvolvimento e Realização de Palestras, em assuntos de interesse e em conformidade com as exigências da Organização Cliente. GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO Visamos promover a caracterização e a qualidade da gestão, através de ferramentas de suporte à decisão de recursos para a utilização de conhecimento na Organização Cliente; e promover o aperfeiçoamento da utilização do conhecimento organizacional; e exercer a gestão do conhecimento eficiente e eficazmente; e propiciar a Organização melhores condições de competitividade e imagem de mercado. § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Diagnóstico, avaliação, prognóstico do processo de conhecimento organizacional.
2) Metodologia para o aperfeiçoamento do conhecimento organizacional, abrangendo: Desenho e implementação da Organização do Conhecimento; Modelo de Gestão de Organização do Conhecimento.
3) Desenvolvimento e Implantação de Programa de incentivo na utilização do conhecimento na Organização. GESTÃO DA INOVAÇÃO Visamos aumentar a qualidade da gestão, através de ferramentas de suporte à decisão de inovação de produtos, serviços e processos; e propiciar o melhoramento contínuo do processo de inovação; e atender à satisfação do consumidor; e aumentar as vendas e a rentabilidade; e propiciar a Organização melhores condições de competitividade e imagem de mercado. § Os nossos Produtos/Serviços são:
1) Desenvolvimento de Modelos de Gestão da “Inovação nos produtos/serviços, processos e tecnologia da Organização” e Estratégias Gerenciais para a Inovação, a serem indicados à Organização Cliente.
2) Desenvolvimento e Implantação de Programas de “Inovação nos produtos/serviços, processos e tecnologia” na Organização.
Sua opinião é muito importante para nós, e estamos aptos para discutir sobre “Estudos de Casos e Soluções” associados à Área de Atuação SG acima apesentada. Nos envie sua mensagem, com Seu Nome, Seu E-mail e DDD Telefone, que logo estaremos entrando em contato.
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